segunda-feira, dezembro 15, 2008

A marca e a farsa


Ronaldo, o ex-fenômeno, no Corinthians, é mais um pontapé por trás nos que ainda amam um futebol do passado que quase não existe mais. Aquele futebol em que muitos jogadores ainda amavam a camisa que defendiam e diziam a verdade em vez de criarem factóides marketeiros. Óbvio que a contratação do ex-jogador é um ótimo negócio, uma ótima marca a ser bem explorada pelo departamento de marketing do Corinthians. Mas o que não se revela é que Ronaldo não jogará como antes, não fará gols como já fez, não será o ídolo e fenômeno que já foi. Não é só por seu peso muito acima do normal (chocante na sua barriga e até rosto ultra-inchado), mas também pelo histórico de seguidas terríveis contusões e operações no joelho. Uma coisa foi ele se recuperar do joelho estourado quando ainda tinha 26 anos e ainda precisava provar que era realmente um fenômeno, antes da Copa de 2002. Outra coisa é fazer isso depois de consagrado, depois de se tornar mais uma celebridade envolvida em farras e escândalos sucessivos, depois de chegar aos 32 anos gordo, baleado e sem a disciplina, humildade e cabeça necessária para ser um atleta de ponta de novo.

O pior é ler e escutar a condescendência e covardia da maioria dos jornalistas, que afirmam que o negócio é arriscado mas que talvez dê certo... que talvez Ronaldo volte a encantar. Balelas, mentiras. Poucos nomes decentes da mídia, como ex-gênio Tostão (leiam seu artigo na Folha de S. Paulo de ontem) tiveram a coragem de afirmar que isso não dará certo, que é um negócio feito pra faturar em cima de torcedores ingênuos ou desesperados que, felizmente, não são todos. E isso, quando o marketing é usado pra vender uma mentira, é uma tremenda sacanagem. É jogo sujo mesmo. Pobres dos corinthianos que ainda acreditam em Ronaldo ou no presidente Andrés Sanchez, aquele mesmo que sempre foi parceiro de Alberto Duailibi...

Triste também é a cara de pau do Ronaldo que chegou afirmando que é mais um louco no bando de loucos dos torcedores corinthianos. Usou uma expressão de amor dos alvinegros pra se dar bem, prometeu-jurou uma identificação com o novo time que ele nunca teve. Ou alguém já esqueceu que ele sempre se jurou flamenguista de coração??? O mesmo Flamengo em que ele se recuperou (?) da última operação e que depois abandonou por uma proposta milionária do Corinthians. Hipocrisia pura, como os jogadores que por exemplo fazem gols no São Paulo e correm pra torcida fazendo o símbolo da selvagem e assassina Torcida Independente, pra ficar de bem com a arquibancada. Como os jogadores que fazem gols e beijam o escudo e na temporada seguinte já foram embora, e se defendem usando a covardia do "sou profissional".

Triste também a declaração do médico do Corinthians de que em um mês Ronaldo estará em forma. Todo mundo que conhece um pouquinho de futebol sabe que Ronaldo jamais entrará em forma de novo.

Graças que ainda há raras vozes decentes na mídia, como a do jornalista Júlio Maria, do Jornal da Tarde, que falou a verdade, mas não no caderno de esportes do jornal, mas sim no de Variedades em que ele trabalha. A seguir, trechos das palavras do corinthiano Júlio, que ficou feliz ao receber o seguinte depoimento do porta-voz da Gaviões da Fiel, depois de perguntar se a torcida ia fazer alguma música pra receber Ronaldo:

"Não, cara, a Gaviões não faz música pra jogador, só faz música para o Corinthians. Vamos receber muito bem o Ronaldo, mas ele ainda não é um ídolo nosso. Um jogador tem que jogar muita bola pra virar ídolo no Corinthians".... Contra todas as capas de jornais que vendem Ronaldo com a festa necesária para se vender jornal, contra a direção de um clube que reconhece ter comprado uma marca, não um jogador... ouço da arquibancada um lampejo de lucidez que jamais esperava ouvir... Eles não acreditaram nas imagens e nas manchetes, não acreditaram no populismo ronaldiano que mandou avisar que ´está chegando mais um louco´...

O Corinthians e Ronaldo, a marca, sabem que Ronaldo, o jogador, não joga mais bola há um trempo e não é agora que vai sair faceiro correndo como lebre pelos gramados. A carreira de Ronaldo acabou, mas até Ademir da Guia colocaria as chuteiras de novo se lhe oferecessem tanto dinheiro.

A postura da torcida, ao dizer que não aceita um ídolo só pelo seu passado, será a salvação do Corinthians...", escreveu Júlio.


4 comentários:

  1. Parabens pelo blog novo ficou muito bom.
    Até sexta na formatura

    ResponderExcluir
  2. Zé, relaxa isso é futebol, onde uma verdade dura apenas segundos.

    Eles não estão peocupados com o futebol mas só com o dinheiro que gira ao seu redor.

    Blogue novo, vida nova!

    Estou proibido de falar de futebol em 2009. Só polso falar "nas segundas"!

    Esse meu Figueira faz coisa!
    Abração
    MB

    ResponderExcluir
  3. Tá bonito o blog novo, Zé. Mas mudanças sempre me causam dor. Sei lá, acho que eu gosto da estabilidade. É claro que às vezes dá vontade de mudar os móveis de lugar; pintar as paredes com outra cor; trocar a margaridinha do jardim por sua prima girassol; experimentar uma capa nova no sofá ou almofadas de formatos diferentes. Mas, sei lá, acho que eu gosto de saber que minha casa será sempre minha casa. Por mais que eu a modifique e a reinvente todos os dias.
    Sua casa nova está bonita, mas sabe que, apesar de todo o estresse que o UOL me causava (quando eu tinha o meu blog e ele pirava sem mais nem menos!), eu ainda prefiro sua casa antiga? Tá, isso não é comentário que se faça! Eu sei, eu sei... Tenho que desejar felicidades nesse pico novo... Mas não vai matar seu blog antigo, tá? Porque além dos textos, é sempre bom reler os comentários lindos e verdadeiros que seus alunos, amigos e meninas do coração deixavam sempre por lá.
    Bom, uma coisa é certa: pelo menos por aqui não me controlam os caracteres, hahaha...
    Enfim, quanto ao Ronaldo: RIDÍCULO! Quando anunciaram a contratação eu olhei pro meu pai (corinthiano fanático e cego!) e pensei alto: "Que decadência! To com vergonha por você." Acredita que ele quis discutir comigo!? Disse que isso é coisa de uma "palmeirista" (quem diz que é palmeirense, mas não torce, haha) invejosa, porque a marca Ronaldo vai injetar dinheiro nos cofres falidos do timeco. "Isso é marketing, não tem nada a ver com futebol. O Ronaldo é só um chamariz para trazer dinheiro. E, depois, a gente vai poder contratar quem quiser".
    Não adiantava levar a conversa adiante, porque meu pai é um cabeça-dura, teimoso e nunca dá o braço a torcer. Ele sempre tem razão. E isso cansa tanto!
    Mas, enfim... não precisa ser muito esperto pra saber que isso tudo é uma grande sujeirada, uma jogada porca de um marketing burro. Mas o Maurio já falou: "Relaxa, isso é futebol".
    Por isso que eu prefiro ballet, haha... Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. PÃO NA CHAPA 2009: nova casca crocante com aquele mesmo miolo e recheios de ótima qualidade que já conhecemos!
    To mudando o link lá, Zé.
    Abraço,
    Gustavo

    ResponderExcluir