quarta-feira, maio 06, 2009

Para o futebol não morrer


O futebol quase morreu hoje em Londres, graças ao tão poderoso quanto covarde milionário time do Chelsea. Dono de um belíssimo elenco e grandes nomes como Terry, Lampard, Drogba, entre outros, o Chelsea simplesmente abdicou de jogar bola porque acreditava que só se defendendo poderia eliminar o Barcelona, time dos sonhos de qualquer verdadeiro amante da bola. Por isso, como já tinham feito na Espanha, os ingleses armaram uma retranca pesadíssima. O gol que fizeram no comecinho (um sem pulo de Essien tão sensacional quanto raro, um em um milhão) fez o Chelsea se retrair ainda mais e esperar o Barca o jogo todo. Esperar, marcar, marcar e marcar. O pequeno gênio Messi fez muito pouco durante 92 minutos (o jogo teve 93...) porque teve um homem grudado nele a partida inteira. Eto´o também foi perseguido implacavelmente em qualquer canto do campo, assim como o homem da criação inicial, Xavi. Para piorar, o pistoleiro elegante, Henri, sentiu o joelho e nem foi pro jogo. Assim foram anuladas quase todas as peças principais do Barça. Quase todas, porque havia um herói conseguindo, mesmo tão marcado, empurra seu time à frente, Iniesta.
Um herói que não era percebido na transmissão fria e calculista da ESPN, que elogiava seguidamente a marcação impecável do Chelsea: Não paravam de repetir isso: “Bacana como um time consegue se defender tão bem, com tanta organização, e como eles sabem fazer isso sem dar chutão.” O que a ESPN não dizia era como era covarde essa tática, como era o anti-futebol. Como uma eliminação do Barca seria um retrocesso para o futebol. Retrocesso porque os malas da ESPN ainda falaram o absurdo de que “é bacana ver times que sabem se defender bem, e vários estão conseguindo fazer isso”. Desculpem o palavrão, mas porra!, deveríamos é valorizar quem valoriza a bola, o ataque, a busca do gol, e não esse maldito esquema medroso.
Por não agüentar mais a ESPN, mudei para a Record, e fui surpreendido de cara por uma comentarista que apontava Iniesta como o grande nome do jogo (na TV a cabo o melhor era Essien). E ela acertou em cheio quando aos 48 minutos do 2º tempo, nos descontos (de 4 minutos), Eto´o perdeu uma bola para Essien mas este furou bisonhamente, a bola sobrou para Messi, que rolou para o canhão do grande herói Iniesta: uma paulada no ângulo que empatou o jogo e colocou o Barcelona na grande final.
Conclusão 1: Um mero marcador é um mero marcador. Essien pode ser um leão, saber apoiar com vigor o ataque, e ainda fez um golaço (não repetirá isso em anos e anos) mas no lance capital do jogo, furou uma bola ridícula, que sobrou para Messi...
Conclusão 2: Messi não ganhou quase uma bola, mas quando teve a bola 7 no taco, deixou Iniesta na boca do gol.
Conclusão 3: Mais valeu um grande jogador que não cansa de atacar que outros que preocupam-se apenas em destruir. Iniesta jamais desistiu. Por isso fez esse gol histórico. Um gol que salvou o futebol. Com tantos idiotas a defender o futebol de destruição, a maior paixão do planeta iria tender cada vez mais para os esquemas mais defensivos cada o Chelsea passasse.
“Justiça poética”, essa a expressão com que concluiu com perfeição a comentarista da Record (Milly Lacombe) o que foi esse gol e a conquista do Barça.

2 comentários:

  1. Animal Zé. Estava ouvindo o jogo pela rádio, não acreditei a hora que ouvi o narrador gritando "golaço de Iniesta!!". Só escutava o Barça no jogo. Desencanaria do futebol se esse barça ficasse fora da final. E que final. O Barça é O TIME, mas o Manchester tem um puta time também. Agora que vai ser bom ver Messi de um lado e C. Ronaldo do outro isso vai. Isso ai Zé, Barça campeão, assim como meu Curintia ahehahehae abraço

    ResponderExcluir
  2. e ae Zé... belo texto cara, realmente todos que vem assistindo o barça jogar não podiam acreditar que essa equipe impressionante iria cair frente ao frio time ingles. nada como um gol no final para quebrar uma retranca como a que foi feita ontem... Mas uma coisa tenho que descordar de ti, sei que vc é um amante do futebol das antigas, onde a bola era jogada para frente e tal, mas cara, não se pode deixar de elogia o futebol do Chelsea, por que cara, que organização tatica incrivel, que puta marcação bem realizada, pena que eles ficaram nisso, e não conseguiram valorizar a bola e jogar para frente também... por que ai, sim, seria um belissimo futebol! Ontem prevaleceu o bom futebol, foi um partidaso, daqueles que não se ve tanto por ai... Agora é torcer pelo Messi e compania acabar com o Manchester daquele marrento do cristiano ronaldo!!! Grande abraço cara!!!

    ResponderExcluir