domingo, setembro 13, 2009

A mulher que deveríamos amar


Amantes não é esse filmaço que os críticos andam pintando. É um pouco arrastado e morno. Mas toca em uma situação que todos nós já experimentamos: Quem devemos escolher? A pessoa simples que nos adora, mas que não nos entusiasma, ou aquela problemática, mas que nos seduz e atrai demais? No filme, Leonard (o grande Joaquin Phoenix, visceral como sempre), um homem atormentado, deixado pela noiva, de repente conhece duas mulheres completamente diferentes. A moça simples é Sandra, filha de um casal amigo de seus pais. A típica boa moça que amará um homem até o fim. A moça perturbadoramente sexy é Michelle, um arsenal de problemas, a insegura amante de um magnata.
Sandra é vivida por Vinessa Shaw. Michelle é Gwyneth Patrow. E aqui discordo dos críticos: A interpretação de Vinessa dá um pau na sempre estonteante aparição chamada Gwyneth. Talvez porque a primeira encarne o amor que sente por Leonard com uma delicadeza, profundidade e sinceridade quase palpáveis. Um amor puro, simples, fiel, e Vinessa ainda protagoniza a cena mais bonita do filme com uma verdade e coragem tocantes: “Eu quero cuidar de você”.
Eu, que nem conhecia essa atriz, me apaixonei no ato pelo olhar líquido profundo e tom de voz cálido de Vinessa, a típica mulher que daria a vida por seu companheiro. Por que muitas vezes deixamos pessoas como ela por aventuras eletrizantes mas arriscadas e destinadas ao fracasso como os cabelos louros, voz e movimentos (cada um deles) explosivamente sexies das Gwyneths que nos descarrilham?
Tomara que um dia percebamos que são as Vinessas que nos farão felizes no futuro, quando aceitarmos esse amor sem riscos e sem ego que elas nos oferecem. Esse maravilhoso amor sinônimo de “quero cuidar de você”, tão diferente dos amores destrutivos dos casais que não se entregam de verdade ao outro. Não, não se trata de se anular pelo outro, mas sim de fazer tudo por ele, com muito afeto e sem exigir nada em troca.
Vejam então esse filme para descobrir a comovente entrega dessa maravilhosa Vinessa Shaw.


Um comentário:

  1. Vi ontem esse filme e gostei de seu comentário. Também esperava mais. Mas o ponto alto está nas interpretações, inclusive da mãe (Isabella Rossellini). Gwyneth está bem, mas num personagem detestável e com voz muito esganiçada...

    ResponderExcluir