segunda-feira, julho 05, 2010

Obrigado, Diego


Dios ele é para o seu povo. Prefiro chamá-lo, simplesmente, de Diego, pois não há personagem mais humano e apaixonado no futebol que você, Diego Maradona. Você que errou, sim, ao deixar os experientes e ótimos Samuel e Verón no banco contra os alemães. Você que errou ao escalar um time ofensivo demais contra a máquina alemã. Mas você que acertou ao ser natural, ao sorrir, ao dar seus toques mágicos na bola mesmo de terno e gravata de fora do campo (é, a menina redonda ainda te procura...), ao abraçar cada um de seus jogadores nas belas vitórias (com futebol bonito, de arte e toque) e na humilhante derrota, quando então chorou. Você que soube vencer e perder, bem diferente daquele lamentável covarde metido a valente que desonra seu país e até o bondoso personagem do desenho animado de quem roubou o apelido.
Você, que foi o grande astro desta Copa, o astro buscado por todas as câmeras, e elogiado pelos jornalistas que sabem admirar o que você representa.
Sim, você, que foi um gênio, precisa estudar mais o futebol para ser um treinador melhor porque, caro Diego, não existem mais gênios com sua camisa, nem Messi. O Messi que não soube escapar dos alemães. Portanto, há que estudar um pouco de tática, Diego, há que proteger um pouco sua retaguarda (meu Deus, Diego, por que não deixou isso para o quase gênio Verón? O Verón que ainda saberia armar o time também como destruir as ofensivas dos rivais), porque você não está mais lá dentro, Diego.
Sim, mas você é sempre uma explosiva contradição, porque você esteve lá dentro sim nessa Copa, no peito e vontade de cada um de seus jogadores, sobretudo nesse seu alter ego de espírito apaixonado chamado Carlitos Tévez. 
Bom, meu caro Diego, só peço que esqueça um pouco da sua genialidade e aprofunde-se mais na sua humanidade, só assim a Argentina voltará a ser grande de fato. E só assim esse seu povo apaixonado (20 mil pessoas no aeroporto na sua chegada foram por ti, Diego!) voltará a cantar feliz por uma taça do Mundo.
Lembre-se daquela humanidade que o fez pedir perdão por seus erros com as drogas, em pleno estádio do Boca lotado, quando logo depois você disse que errou sim, mas “que la pelota no se mancha”. Sim, Diego, a bola e o futebol você nunca manchou, pelo contrário.
Lembre-se disso e estude o futebol dos pobres mortais, Diego, só assim poderá ser um treinador melhor.
Só assim poderá fazer a dificílima comunhão entre Diego, Maradona e Dios.
Grande abraço e muito obrigado por ser o personagem mais carismático desta Copa.
PS – Quem prefere tirar sarro dos argentinos ou falar mal de Diego não o viu em ação nos campos nem nunca botou os pés num bar ou estádio argentino, nem nunca conheceu esse povo tão apaixonado por futebol.
PS 2 – Um dos raros jornalistas que sabem perceber a beleza por trás dos resultados, André Rizek, do Sportv, escreveu assim sobre Diego no seu blog:
“Maradona se despede tendo cumprido um papel dos mais nobres. O barato de El Pibe na África do Sul nunca foi o de ser “o treinador”. Ele foi a figuraça da Copa esbanjando bom humor, simpatia, amor pelo futebol. O carrancudo Brasil deixou que um maluco assumisse este papel…
E na derrota Maradona se portou como o verdadeiro símbolo de um futebol campeão e apaixonado, como é o argentino. Terminado o jogo, foi ao campo cumprimentar seus jogadores e adversários – coisa que Dunga não fez. E foi extremante digno e emocionante em seu discurso de despedida.
Viva Maradona! O futebol precisa de menos “seriedade” e mais autenticidade, de menos caretice e mais paixão. Ele cumpriu este papel.”

2 comentários:

  1. Não tenho mais o que dizer, esta tudo ai, obrigado por ver isso, por que apesar de todas as gozações já sofridas, vi a melhor seleção da argentina jogar, sob o comando do melhor jogador que vi jogar. Obrigado por entender que uma naçao saudou um time derrotado e até humilhado, mostrando que encantar as vezes é superior a vencer, uma seleção sem vilões criados pela midia, uma seleção que deu tudo, uma seleção que achou melhor manter o estilo de jogo, do ataque acima de tudo, em vez de recuar, Maradona foi meio que um Che Guevara nessa copa... mais da metade do povo mesmo após da derrota clama por Maradona por mais 4 anos, para jogar aqui no Brasil... Eu clamo por Maradona por ver um pouco mais desse futebol que me contagiou e que espero ver novamente! Un gran abrazo hermano...

    ResponderExcluir
  2. Achei que a Argentina fosse vencer essa copa. Torci por isso, aliás!
    Foi triste ver o jogo contra a Alemanha. Triste pq os argentinos não mereceram a derrota.
    Mas, o melhor disso foi ver a linda recepção e o agradecimento de todo o povo, saudando a sua Seleção. E não atirando pedras, cobrando respostas - que não existem, pq, simplesmente, as pessoas erram, os craques amarelam e "estrelinhas" não aguentam a pressão forte de uma copa - como fizeram os brasileiros.
    Podem falar o que for, mas eu sempre vou preferir Don Diego e o seu coração a um tal de Pelé.
    Beijos.

    ResponderExcluir