quarta-feira, março 18, 2009

Turma da ponta da praia


Eu queria poder atender melhor meus alunos de Santos. Ter mais tempo. Ter mais contato, ouvi-los não só como estudantes mas as pessoas que são. Ouvir não apenas suas dúvidas mas seus sonhos e ideais.
Eu queria não apenas dar essas aulas tão rápidas (uma por turma, 50 minutos semanais, na real, 40 com os deslocamentos e chamada). Eu queria conversar um pouco.
Eu queria não apenas fazê-los ler um texto e escutar um pouco de teoria. Queria que eles contassem o que impressiona e emociona mais seus olhos e corações atentos. Queria ouvir as suas histórias livres e não apenas o que escrevem nas redações para nota de minha disciplina. Nas redações que os preparam para o vestibular.
Queria ter tempo para discutir a vida e que eles mergulhassem no papel depois dessas discussões.
Queria falar de música, cinema e viagens. De amor e amizade. De vitórias e derrotas.
Queria que eles sacassem que estou ali não só para prepará-los para uma faculdade. Queria que chegassem na boa e perguntassem sobre aquela cena marcante do filme ou aquele verso poderoso da canção.
Queria guardar o nome de cada um e não errar.
Queria saber o que mais apaixona cada um. Queria poder incentivar o sonho de cada um.
Queria descobrir e entender porque alguns são tão calados e dar uma força.
Queria saber um pouquinho da sabedoria de viver das meninas que sorriem iluminadas e dos moleques que me cumprimentam com a vontade de um brother.
Queria que não vissem apenas o professor, mas também um cara que gosta de aprender com seus alunos.
Que gosta, demais, de aprender com a explosão, paixão e sinceridade da juventude que vocês têm.
Sei que isso é impossível em uma aula por semana. Sei que minha missão aqui é ajudá-los a escrever melhor. Sei que o vestibular é implacável.
Mas sei também que a gente é brasileiro e pode ter um dedinho de prosa. Por isso, sempre que possível vou tentar ler alguma coisa que escrevi para vocês ou conversar um pouquinho.
A vida parece uma bateria de surfe. Em poucos minutos os surfistas profissionais precisam realizar os mais belos e radicais movimentos para vencerem e continuarem vivos no campeonato que disputam.
Em poucos minutos preciso dar uma aula e ajudá-los a melhorar.
Mas nesses poucos minutos também deve haver momentos de beleza e troca, como o surfista que pinta as ondas como um artista refinado. Como um pintor que explora com amor cada tela em branco.
A tela do surfista é também sua companheira: a onda - tão viva, azul e bela.
A tela do professor também é viva. São os olhos, mentes e corações de seus alunos.
Por isso, além das aulas, quem quiser precisar perguntar mais alguma coisa, pedir dica de livro, jornal, filme, banda, viagem, pode perguntar, na boa, no orkut.
Bota lá "Zé Augusto de Aguiar" e perguntem à vontade. Porque para mim as aulas ultrapassam as portas de uma classe.
Valeu.

* A canção acima o Bono fez para o pai dele. ofereço aos meus alunos de Santos. Porque às vezes não dá para conseguir chegar lá sozinho. E a gente tá aqui pra ajudar. Pra escutar esse vídeo traduzido e sacar mais o que podem pedir pra mim, clica em http://www.youtube.com/watch?v=0ExCc26Rv5Y

3 comentários:

  1. Que tal avisar a turma de Santos que no blog tem um texto especial para eles? Assim eles poderão marcar presença... VH

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada pelos Beatles, queria aprender tudo com a mãe natureza, mas sou meio preguiçosa.

    Tudo bem, pelo menos eu passo muito tempo com meus pensamentos, já consigo aprender com eles. É uma parte da mãe natureza, de fato.

    Meu maior sonho é ver o homem vivendo no colo da mãe natureza, sem ganância, sem comércio, sem troca.

    Minha maior recompensa é ensinar algo bom para alguém, nem que seja como dar um abraço.

    Meu maior lema é paz e amor. E é por isso que dizem que eu me drogo. É bobagem de estereótipo, porque uns hippies se drogavam nos anos 60.

    Pra mim tudo bem, contanto que as pessoas sintam que gosto de amor e de paz.

    Amor é o que mais me toca, qualquer coisa me emociona. Desde alguém concordando com meu sonho até a amizade que alguém me deu, uma honra.

    É por isso que me emocionei quando li isso aqui.

    Não sou aquela aluna que só conversa e não está nem aí para o que você pensa, mas sou uma aluna que pensa demais e quando se esgota não consegue concentrar.

    Beijões!!!

    ResponderExcluir
  3. Saudades... tudo bom ????
    Passei para te visitar. Não esqueci não de vc, apenas agora estou empenhada no meu trabalho. Pela primeira vez tenho uma turma . É um programa da Prefeitura de Santos chamado Escola Total, e eu faço parte do time das Educadoras das Atividades da Vida Prática. Eu sou um pouco livre para trabalhar, to gostando muito. A turminha não é fácil, mas eu vou conseguir...
    Um beijo tricolor mesmo com derrota...
    Com carinho,
    Lu

    ResponderExcluir