quinta-feira, setembro 16, 2010

Caráter não tem idade

Na primeira vez em que ele humilhou um adversário (o chapéu, fora de jogo, em Chicão) muitos disseram que foi apenas irreverência. Suas paradinhas debochadas nos pênaltis os mesmos defenderam como arte, habilidade e atacaram até a FIFA, que acertadamente acabou com essa covardia contra os goleiros. Enquanto isso suas "gracinhas" - como bem definiu Ronaldo, o eterno Fenômeno (o presente não apaga o Mito) - nas comemorações dos gols só cresciam e irritavam os adversários. Os defensores seguiram com a balela, chamando as dancinhas pejorativas de alegria. Por isso tudo, a máscara de Neymar foi aumentando cada vez mais.
A máscara e seu hábito de humilhar adversários mesmo quando a bola está parada, como fez de novo ao dar um balãozinho, há duas semanas, em Marcinho Guerreiro, do Avaí. Neste mesmo jogo contra os catarinenses Neymar debochou dos rivais dizendo-se um "milionário" enquanto os rivais não são. O mesmo raciocínio estúpido foi usado em menor escala, mas com o mesmo tom de superioridade de quem ganha mais, pelo goleiro reserva do Santos no famoso episódio do Twitcam, em que o goleiro disse que o salário de um torcedor era menos do que ele gastava com a ração de seu cachorro.
Ao mesmo tempo, Neymar ainda continuou com suas seguidas encenações ao se jogar em qualquer contato físico, mais duro ou não. E quando tomava faltas, dizia-se perseguido, no que foi defendido também por muitos jornalistas que diziam que a sua arte estava sendo caçada com violência.
Sim, Neymar tem muita arte, como há muito não se via no futebol brasileiro, seus dribles são impressionantes e ele sabe ser objetivo com essa habilidade, quando quer. Só que Neymar prova a cada jogo e semana que sua arte parece do mesmo tamanho de sua debilidade de caráter. "Ah, é só um menino, um jovem imaturo", o defenderão de novo. Esquecem que decência não tem idade. Pessoas amadurecem, mas não mudam de caráter, a não ser nas novelas da Globo em que vilão vira mocinho da noite pro dia.

O caso é que ontem Neymar finalmente ganhou sua medalha de ouro em estupidez, indignidade, desrespeito e todas as outras faltas truculentas em caráter. Ao atacar (xingar mesmo) o treinador que sempre o apoiou e defendeu, o cavalheiro Dorival Junior (personagem tão raro no sujo futebol brasileiro), Neymar tirou o disfarce de vez.
Por muito menos, vivo estivesse, o grande Nelson Rodrigues, já o teria chamado com a palavra certa, aquela que rima com navalha.
PS - Neymar chegou tão longe que no seu chilique (mais um de uma série incontável, mesmo ainda tão jovem na carreira) que até a torcida do Santos não duvidou de que lado deveria ficar ontem. Do lado de Dorival, que teve seu nome gritado contra o craque. Contra uma das mais nojentas série de atitudes tomada em um só jogo por um jogador de futebol. E eu que criticava tanto Robinho. Perto dele, o Máscara do Milan anda parecendo garoto traquina do jardim de infância. 

5 comentários:

  1. VOCÊ DISSE TUDO O QUE EU PENSO!
    PARABÉNS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns...

    Concordo... Chega de passar a mão na cabeça de algumas pessoas só pq vieram de berço pobre ou pq sao, de uma forma ou de outra, diferenciados...

    bjus,

    :-) Neto

    ResponderExcluir
  3. Zé vc esqueceu de comentar o motivo pelo qual ele surtou dessa forma e deixou aparecer o seu verdadeiro "eu", o Dorival não permitiu que ele cobrasse um penalti, só que em seu contrato estupido que o Santos fez para segurar, a cada gol marcado o malandrinho ganha uma bolada, assim, o resultado foi o que todo mundo viu, alem de Dorival não permitir pelo simples fato que ele perde mais penaltis por mes que todos os atacantes do brasil, impediu que ele enchesse mais o bolso de dinheiro... agora, bacana né, fico imaginando o futuro desse cara... quem quer um sujeito desses no seu time???

    ResponderExcluir
  4. Opa, esquci de assinar...REMO

    ResponderExcluir
  5. E ai Zé, blz? Não preciso nem falar o quanto odeio esse safado que da noite pro dia, igual a novela, passou de aprendiz do Robinho a professor, como vc bem disse. Incrível como permitem e ainda apoiam esse pirralho nessas atitudes que ele tem. Como eu torci para o Chelsea levá-lo embora do futebol brasileiro, para não aguentarmos mais a marra desse mala. Fora pensar em como se daria "bem" no futebol ingles hehehe, assim como seu ex-mestre Robinho, que não conseguia fazer absolutamente nada. Fora a "delicadesa" dos jogadores ingleses, iam pegar "leve" com o garoto. Não passava de um mes a marra dele por lá. É isso ai, agora é torcer para que ele tenha no mínimo uma "punição" moralmente digna para o Dorival não sair pior na história, pq melhorar o carater desse pirralho ja era, não tem mais solução. Abraço. Velho.

    ResponderExcluir