terça-feira, dezembro 18, 2012

With a little help from my students

A última noite como professor da Turma de 2012 me transportou direto para os Anos Incríveis que assistíamos e discutíamos juntos. De repente, percebi nos olhos, gestos e palavras deles e delas o mesmo afeto, respeito e aprendizado que colhíamos em cada episódio. Os mesmos belos e nobres sentimentos que compartilhamos. A mesma emoção, e como é bom ver meninos e meninas nos emocionando dessa forma, com essa chama!

Meninos e meninas agora já homens e mulheres jovens e cheios de brio, vontade e paixão para sonhar, lutar e viver.

E que jovens especiais, esses e essas que nos brindaram com palavras temperadas com um dos mais nobres e puros dos sentimentos, a gratidão. Sim, brindaram, erguendo em nossos corações as taças de seus discursos mágicos de agradecimento a todos os que os ensinaram um pouquinho, a todos que os acolheram nos anos de escola.

Eles e elas talvez só não saibam o quanto nos ensinaram também.

O quanto nos tocaram com seus sorrisos, apertos de mão, abraços fortes como de pais e filhos(as), brincadeiras no corredor, discussões calorosas em busca de compreensão, palavras de preocupação e amparo para seu professor.

Sim, amparo dos gestos e palavras de meus alunos e alunas em anos difíceis para seu professor. Sim, professores não são de ferro, e quando com problemas, podem, sim, receber o apoio curativo de seus alunos e alunas. Obrigado e tenham certeza que sem a with litle help from my friends-students, eu não teria aguentado os anos duros.

Obrigado também por suas mágicas e poderosas redações cheias de beleza, verdade, pureza, questionamentos e muito mais. Foram elas o sopro de luz e sonho que também me davam forças e satisfação.

Agradeço de novo pelos anos ou meses incríveis que passamos juntos.

Agradeço agora os maravilhosos cumprimentos que recebi de vocês, inesquecíveis meninas e meninos da Turma de 2012, durante nosso breve mas eterno encontro em cima daquele tablado em que tive a honra de entregar seus diplomas.

Adeus, queridas e queridos e escutem uma última canção, que tocou na rádio enquanto eu escrevia essa carta para vocês. É Pink Floyd e tem tudo a ver com os momentos marcantes de aprendizado mútuo de nossas aulas, nesses anos todos, meses ou noite. Chama-se On the turning away  e foram esses os versos que me fizeram lembrar de vocês:

On the wings of the night
As the daytime is stirring
Where the speechless unite
In a silent accord
Using words you will find are strange
And mesmerised as they light the flame
Feel the new wind of change
On the wings of the nigh

(Nas asas da noite
Enquanto os dias tremem
Onde os calados se unem
Num acorde silencioso
Usando palavras que você achará estranhas
E fascinado como eles acendem a chama
Sinta o novo vento da mudança
Nas asas da noite)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário