quinta-feira, março 24, 2011

Os bons amigos, reais, onde estão?



Antes a vida rolava como a letra dessa canção maravilhosa que o lado frio da comunicação virtual tenta matar:
You just call out my name,
and you know wherever I am
... all you have to do is call
... and soon I will be knocking upon your door
and I'll be there,
You've got a friend.

“É só chamar meu nome, você sabe onde posso estar, tudo o que tem que fazer é ligar que logo eu estarei batendo na sua porta. Eu estarei lá. Você tem um amigo.”
Caraca, onde se perdeu a visita surpresa, tão comum até os anos 90, em que o amigo de repente tocava a campainha de casa?
A canção parece ainda mais pré-histórica,
I'll come running to see you again.
Winter, spring, summer or fall,
all you go to do is call
“Eu vou correndo te ver; inverno, primavera, verão, outono; tudo o que precisa é chamar.”

Quem chama o amigo ou amiga pelo telefone hoje, em vez de postar algo na net e receber algumas tecladas afetuosas mas distantes em que o encontro nunca ocorre?
Pior, as tentativas de encontros marcados pela net quase sempre dão em nada. Formam-se grupos, instala-se a vontade de se verem, onde vamos?, e dá em nada. “É tudo fogo de palha”, como definiu bem o amigo que vejo uma vez a cada muitos anos, parceiro de infância e adolescência de altas viagens, camaradagem, rock and roll (porra, cara, acho que foi você que tatuou AC-DC em minha alma roqueira!, e isso só já basta por um agradecimento eterno, pela válvula de escape contra dores ou a energia contagiante dos solos do Angus), as paixões que tínhamos por musas impossíveis e por filmes que sedimentaram parte importante de nosso coração e até caráter. É, irmão, aqueles velhos filmes que cultuávamos em fitas de VHS, a rebeldia de Jeff Bridges, Kevin Bacon, Emilio Estevez, Matt Dillon, cara, o Matt Dillon visceral, enquanto ele fazia filmes fortes, e não as bobagens que faria no futuro. E o que dizer de outra preciosidade que talvez deva a você (a memória vai falhando, né, meu velho), O primeiro ano do resto de nossas vidas (Demi Mooree novinha, aquela voz rouca, e loura!) e sua trama bela mas dura dos amigos que sabem que vão se separar, mas amigos do fundo do peito, que no filme a gente percebe que nunca vão se esquecer um do outro. É, cara, você é um grande filho da puta que me fez pirar nesses filmes românticos de amizades e amores eternos hehe. Mas valeu, irmão, e gozado como antes de escrever esse texto, não tinha noção de como tinha me mostrado e ensinado tanta coisa. Triste, né, como muitas vezes nem percebemos como os velhos amigos deixaram presentes importantes em nossas vidas? Bom, e quem sabe eu tenha te dado também presentes bacanas mas maléficos à saúde como aquelas sessions entornando a 51 enquanto detonávamos aquela república na Fazenda (puta merda, a Fazenda, aquele Templo!, quanta zona, brincadeiras, esporte e gatas!, em tantos anos...) escutando e berrando Iron Man, grande Ozzy...

Foda, né, esse Zé continua sentimental demais, mas porra, sei que James Taylor nunca foi seu forte, mas Hey, ain't it good to know that you've got a friend?
É, brother (caralho, cara, será que foi você também o primeiro que me falou de surf?!,  naquelas velhas revistas (Visual?) que recortava para encapar os cadernos da escola, aí então te devo tanto que jamais poderei pagar na mesma moeda), como o tempo passa e apaga coisas boas, e hoje, em vez de marcarmos uma queda, ficamos apenas sacaneando um ao outro o surf diferente de cada um (surf x stand up) pela net...


Bom, tá na hora do AC-DC fazer eu respirar embalado por aquele bolachão ao vivo dos loucos australianos que tu me apresentou (ou foi o louco do Strauss? Uhn, acho que ele passou pra ti e depois tu pra mim).
Um puta abraço, ensina teus filhos a pirarem no rock pesado e nas ondas, mas agora escuta sim essa canção do James Taylor aí do vídeo de cima, a versão é punk, tem até um riffzinho de guitarra escavador da alma.
E um dia a gente resgata aquela turma de filho(a)s da puta sem memória que a gente não esquece e ama pacas...
PS - O fdp é afetuoso, é com carinho!

4 comentários:

  1. (comentário do luis marcelo, ele pediu para eu postar):
    Grande Zé Guto, saiba que você me deixou com aquele nó na ga...rganta, brother! Me pegou de surpresa, lembrando de coisas e fatos que passamos juntos desde o pré-primário...é isso mesmo, pré-primario do Rainha até o colegial...e depois um aninho trombando pelos corredores da PUC (me lembro até hoje do dia que você chegou com o pescoço cheio de pomada, aquela pomada amarela pra queimadura...te perguntei o que era e você respondeu, com a simplicidade de sempre, meio sem jeito, que tinha "passado a camiseta com o ferro já vestido, e queimado o pescoço com o bico do ferro"....esse é o grande Zé.... Mas seu texto me fez lembrar de tanta coisa, que poderia escrever um livro - pretensão a minha, falar isso para um grande escritor como você - com nossas memórias, muitas delas únicas e compartilháveis...sobre o AC/DC, com muito orgulho, a resposta é SIM, sou o autor de sua iniciação. Mas involuntariamente, não parei por aí. VOCE ME DEVE O SURF, BROTHER, que comecei sozinho em Ubatuba, ainda com onze anos, sendo seguido por você e pelo PORTUGA, que tentou, eu sei....mas se você me agradece hoje, Zé Guto, tenho mil lembranças para te agradecer também...o campeonato de futebol na pracinha, perto da sua casa, com uniformes e tudo! Muita briga e pouco futebol...as nossas idas ao Morumbi, sempre quando sobrava uma cativa, pra vermos a vitoria de nosso tricolor! Na fazenda da grande Eli, grandes e intermináveis goles de Pirassununga 51, comandados por VOSSA EXCELENCIA, que guardava a garrafa vazia no meio do bambuzal, e de manha não lembrava onde havia escondido!!!! No inverno, comer mexerica no pé, durante a madrugada, naquele p...frio, sempre comentando e sonhando com as nossas musas, que estavam muitas vezes naquele quarto na casa sede, todas dormindo juntas....é Zé, compartilho com você todos os nossos fracassos amorosos, já que éramos constantemente "rejeitados"...quem se dava bem? O Portuga galã, o Turco viado, e até o Marcio...quem diria....não podemos esquecer do Migué, aquela bicha....mas nós, sempre ali, sonhando, e nada...vale a pena citar??? Vicky, Pulga, Holler, Cristina...
    Zé, a sua amizade, durante toda a nossa adolescência - e que adolescência, sem drogas, sem álcool (só um pouquinho, de farra), sem maldade - com muita união e camaradagem, jamais deixarão minha memória, e sou-lhe grato por isso. Você não acredita que achei na casa dos meus pais uma fotonovela que fizemos para uma aula qualquer, no colegial, com você, eu, o Portuga, Marcio, Giana e Cibele....não dá pra acreditar....
    (Luis Marcelo)

    ResponderExcluir
  2. (comentário do luis, continuação):
    Zé Guto - e parece que to escutando tua mãe te chamar assim - a nossa amizade foi e é, mesmo a distancia, daquelas que jamais iremos novamente ter, porque nasceu e cresceu durante o período mais bonito de nossas vidas....hoje temos novos amigos, mas tenho certeza que nunca mais iremos viver momentos como aqueles...e sou testemunha que você foi o único - digo único - que tentou perpetuar nossa turma, com suas festas anuais em seu aniversario, que certamente pelas ausências constantes e crescentes da turma acabaram por não mais ocorrerem.... talvez nossa amizade - minha e sua - ainda persista a ponto de querermos reunir os velhos amigos, mas alguns certamente se perderam pelo caminho, outros não dão importância a isso, e outros, torço para que seja a maioria, não se tocou da real importância que tudo isso tem.
    Por isso, te elego como nosso Highlander, o "Maverick" do TOP GUN, por ser eternamente jovem, em espírito (porque nosso corpinho já apresenta vários sinais do tempo) e guerreiro incansável em tentar mostrar pra essa cambada quem fomos, pelo o que passamos, e como tudo isso foi e é importante nas nossas vidas hoje.
    A minha tarefa de passar adiante nossos "conhecimentos" já começou, e espero que um dia tu passe por isso também. A frase que escuto dos meus dois filhos quando entram no carro é: "pai, põe um rock!"...verdade Zé, ninguém acredita, acham que é lavagem cerebral, mas tá no sangue, brother!!! e só gostam de ACDC, Iron Maiden, Led Zeppelin (acredite Zé, Led Zeppelin!) Wasp, sendo que o Pedro, mais velho, com oito anos, curte também um MATCHBOX 20 (o garoto tem uma veia mais romântica também!).
    Zé, aqui fala um amigo do coração, o conhecido "soul mate", que te agradece por todas essas lembranças e agradece do fundo do peito pelo texto que, confesso, me pegou de surpresa!
    Te espero pra uma surf session, aqui, em Ubatuba, pra você provar um pouquinho do stand up! Como apaixonado pelo surf, tenho certeza que também vai curtir!
    Grande abraço, brother, e fica com Deus!
    Aloha!

    Luis Marcelo

    ResponderExcluir
  3. Fala Zé Guto, beleza?
    Me junto ao Luis ao dizer que o texto me fez lembrar de muita coisa, apesar de ter pego a turma nos últimos anos do Rainha, posso dizer que, foram anos muito felizes e de amizades que guardarei para o resto da vida.
    Não tínhamos internet, celulares, iphones, ipads, notebooks e toda a parafernália de comunicações que temos hoje e estávamos sempre juntos, sempre havia um motivo para estarmos juntos.
    Será que crescer, fazer faculdade e trabalhar nos tornou mais insensíveis ou apenas idiotas, que não temos mais tempo para os bons e velhos amigos?
    Sei que nunca fui o mais popular e querido da turma, mas sempre tive todos vocês como grandes amigos e até hoje sinto falta da turma, das suas festas, da fazenda da Eliana, das madrugadas que nos escontrávamos na casa do Migué, bons tempos.
    Valeu Zé pelo texto e resgatar uma época muito feliz e brincando com o título do filme "Os melhores anos do resto de nossas vidas".
    Grande abraço e vamos ver se conseguimos reunir a turma novamente.
    Estamos

    ResponderExcluir