segunda-feira, junho 21, 2010

Isso sim é Brasil

Luís Fabiano e Kaká calaram a boca de seus críticos ontem (este que escreve inclusive). Para os que não botavam fé na capacidade do artilheiro, certamente longe na técnica e habilidade de alguns gênios que já vestiram a camisa 9 brasileira (Ronaldo, Romário, Tostão etc), o que ontem foi Fabuloso mesmo usou o que tem de mehor: a raça, a força física e a potência de chutes pra lá de explosivos. Mais que isso, Luís Fabiano envolveu seus marcadores em dois lindos chapéus, em que usou malandramente o braço duas vezes, no seu gol que já entra para a história do futebol como "As mãos de Deus". Esse foi seu segundo tento, pois antes já fuzilara sem dó o goleiro marfinense para abrir o placar após lindo passe de outro que precisava jogar bola ontem, Kaká.
Sim, o bom mocinho Kaká, o "cone" da estreia contra a Coreia, foi decisivo ontem com dois passes de craque, no já citado presente para Luís Fabiano e no passe açucarado para Elano decretar a expressiva vitória da seleção. Kaká, mesmo errando quase todas as outras jogadas, foi tão mortal ontem que até virou bicho, fazendo cara feia, revidando porradas e sendo depois, infantilmente expulso. Mas prefiro um craque mordido e macho que um craque escondido, submisso e pipoca, como foi o sumido Robinho ontem. Alguém viu Robinho em campo?
Luís e Kaká foram machos ontem, mostraram ter o que é necessário para trazerem o hexa: vontade, raça, alma. Robinho precisa ser mais homem para ajudá-los, porque ser homem contra os corteses norte-coreanos foi fácil.
Hexa? Mas estamos lendo certo, justo de um blogueiro que metia o pau nessa seleção? Sim, pois depois da demonstração de culhão, peito e malandragem de ontem, vejo poucos adversários, nessa Copa de nível tão fraco, para os soldados de Dunga que ontem se libertaram do quartel para serem um pouquinho artistas. Quem pode nos deter? Times que também têm muita raça e bom futebol: Argentina e Uruguai. E talvez a Espanha, caso se recupere do azar da estreia, a Holanda, com seu toque de bola envolvente.
Duro só vai ser seguir aguentando a estupidez de Dunga. Não é que ontem, mesmo com uma bela e convincente vitória, ele chegou na coletiva de imprensa já xingando um repórter da Globo, o Alex Escobar? Duro porque poderia ser muito mais fácil e bela a caminhada de Dunga se ele tivesse levado outros artistas para a África. Porque nossos volantes seguem de uma inutilidade criativa gritante e a lateral esquerda é uma piada.
Outra explicação: até ontem assumia que não conseguia torcer para essa seleção, e que preferia a vitória de quem jogasse futebol de verdade, com arte. Mas Luís e Kaká mostraram que a arte, pelo menos um pouco dela, ainda é possível. Agora vejo possiblidades do hexa. Mas mesmo se ganharmos, não será uma seleção inesquecível, de encher os olhos. Para o bem do futebol mesmo, o título deveria ser da Argentina ou Espanha, mas Kaká e o Fabuloso de ontem, quem sabe ajudados por Nilmar, se Robinho voltar a se esconder, podem trazer o hexa. E Dunga, em vez da dignidade do bom campeão, sairá xingando todo mundo, especialmente a imprensa, aquela que só exerce o seu papel de crítica equilibrada ao futebol pragmático desta seleção.
PS - Tudo o que falei aqui pode ser uma ilusão, pois poucos viram o óbvio ontem: a Costa do Marfim é fraquinha demais. Era um bom Drogba pela metade (jogar com cotovelo luxado é pra poucos) e um bando de açougueiros com uma única habilidade: bater, bater e bater. Poucas vezes se viu uma seleção tão violenta numa Copa do Mundo.
Abaixo, o absurdo destempero do Dunga, ontem e sempre, muito bem criticado pelo jornalista Tadeu Schmidt, no Fantástico de ontem:

Um comentário:

  1. Joao Guilherme23 junho, 2010 17:27

    Se voce ja lutou na UFC e jogou contra a Costa do Marfim, sabe muito bem que UFC eh muito mais seguro.

    ResponderExcluir