terça-feira, julho 21, 2009

Um lugar de outro tempo


Certos lugares precisam “ser chegados” de noite. Foi assim que cheguei nessa pequena cidadezinha encravada no meio das montanhas Pireneus, em Goiás. Cheguei no escuro, silêncio e pacatez da mini rodoviária, pequenina mas limpa, bem cuidada e pintada. Andei um pouquinho e encontrei a dois quarteirões uma aldeiazinha suspendida nas alturas e no tempo, bela como a lua cheia que quase encostava no teto das casinhas todas coloridas. Romântica e dourada como as iluminação amarelada - tênue, suave – que envolve toda a cidade em uma rede tão diferente do clarão ofuscante das cidades grandes. Como se Pirenópolis – esse o nome do tesouro - fosse uma grande rede de luzes de velas a embalar nossas noites e trechos de vidas que passam por lá. Mais um pouco de caminhada e descobre-se o valor de suas ruas de pedras, suas árvores, da igreja no topo da cidade, do rio limpo lá embaixo, das pracinhas sem nenhum papel no chão, das ruazinhas estreitas com cantinhos gastronômicos deliciosos - simples ou mais requintados – e muros de pedras que nos fazem achar até que estamos num pedacinho do maravilhoso bairro de ruazinhas íngremes de Monastirak, em Atenas, Grécia. Talvez também porque Pirenópolis é tão bem cuidada e preservada como as mais belas belas cidades europeias. Com a diferença de que uma pousada com hospedagem digna de cinco estrelas custe ali por volta de 80, 100 reais o quarto. Como a belíssima pousada Vila Isabel, quase em frente da Rodoviária, com uma ampla área de piscina, jardins, quartos-suítes enormes e ainda com varanda com rede dando pros jardins e piscina e uma tranquilidade de acalmar o espírito mais machucado ou estressado.

Grécia em Pirenópolis
Além da beleza única da cidadezinha, há ainda os passeios para as cachoeiras e montanhas para os mais caminhantes e radicais (as trilhas não são nada fáceis).

Uma das cachoeiras do Bonsucesso
Dá até para ver umas vaquinhas no caminho e sentir o cheirinho do mata. Depois, na hora da boia, para a pança dos de grana mais curta, um achado raro e saborosíssimo: um megasalgadão de forno que vale por 3 big qualquer coisa dessas fast foods insossas e caríssimas. O famoso empadão goiano, uma empanada muito melhor e maior que aquela da Vila Madalena e que geralmente traz recheio de frango, legumes e palmito. O preço? 5, 6 pilas!

Pirenópolis foi o melhor calmante para minhas férias meio atrapalhadas e cansativas (ainda passei por Goiânia, Brasília e Belo Horizonte), devia ter ficado mais por lá. Um lugar tão paz e belo que até os contratempos sonoros a gente até superava e nem sentia.
Contratempos como a pergunta que fiz ao chegar na pousada chique, bela, ultraconfortável, com café da manhã especial e preço camarada:
- É tranquilo aqui?
- Opa, um silêncio de dar gosto, um sossego só e só temos dois casais hospedados; respondeu o cara da recepção.
O cara só esqueceu de dizer que além dos casais a pousada hospedava também as seleções francesas de futebol de todas as categorias... Honrando o símbolo da camisa da França, havia galos, galinhas e filhos de todas as idades. Resultado? No meio da madruga, seu Zidane e Cia, começam a tentar acordar Goiás inteiro. E como se tratava do invocado Zidane, o negócio parecia um duelo de matar ou morrer de final de Copa do Mundo. Pensei até em sair do quarto e dar um chega pra lá no rei do pedaço, mas aí lembrei do Matterazzi e achei melhor deixar quieto, ainda mais porque Zidane, Thuram, Ribery e amigos traziam as famílias de filas de “japoneses” junto, se é que me entendem...
Mas o lugar era tão astral e bem cuidado que nas outras noites o campeonato mundial de cocoricós turbinados só dava uma leve quebradinha no ronco, uma leve risada, “porra, Zidane, de novo?!” e o sono voltava pra depois ser abençoado com o leite, pão de queijo e outras iguarias mais gostosas que tomei e comi nos últimos anos.

Zidane preparando mais uma cabeçada
Não percam a magia de Pirenópolis, e tentem ir acompanhados, o lugar é perfeito pra isso! E aproveitem que menos de duas horas dali fica uma tal de Brasília, a capital da corrupção que eu não queria conhecer mas que acabei curtindo e onde descobri belezas formidáveis, que contarei depois.

Eita vida dura...

8 comentários:

  1. Que delicia de lugar!! Só pela tua descrição dá vontade de sair correndo para ir descansar lá. Nosso Brasil é maravilhoso mesmo, milhares de lugares mágicos e tão pouco explorados.
    Lindas fotos!!!
    Beijos,
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Parabens,realmente Pirenopolis e lugar impar, belezas naturais e culturais juntas num contexto.Veja mais pelo nosso site:www.omelhordepirenopolis.com,
    e veja mais deste paraiso no centro-oeste do Brasil Central.

    ResponderExcluir
  3. Ai, que delícia de texto. Ah, que saudade de Piri... Quando vc voltar, avise-me. Precisa também ir à Matutina Meia-pontense, à Cachoeira do Sonrisal (cura qq ressaca) e escalar o Pico dos Pireneus. Fez isso? Fabuloso ver o pôr-do-sol de lá e as luzes de sete cidades...

    Vale a pena voltar.

    Abraço,
    Luci

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. *digo, quem "está sem grana". Rá! Coincidência... Na Pousada da Barra do Jucu, tinha um monte de garnisés. Mas eles não faziam barulho, não. A propósito, Jucu vale a pena também, viu?

    ResponderExcluir
  6. deve ter sido muito boa a viagem...
    que história é essa dezidane?
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Siim..piri é uma delicia! Moro aqui e me apaixono cada vez mais por este lugar. A cada dia descubro algo novo aqui, e que me encanta, cada dia tem um por do sol mais belo que o outro, uma flor que brotou, ou água da cachoeira querendo esquentar...hehe.
    Venham conhecer Pirenópolis, serão sempre bem vindos!
    www.pirenopolis.tur.br

    ResponderExcluir
  8. Eu amo a cidade de Pirenópolis! Lá é o lugar que guarda os minhas lembranças, e sentimento ainda vivo de um grande amor. (M.A.)
    Bjo. Dan...

    ResponderExcluir