sexta-feira, junho 19, 2009

Funeral


Borges não perdoa: Borges erra mais uma vez.
O torcedor é um órfão desgraçado e mal amado quando sabe que seu time não vale nada e mesmo assim ele vai lá esperar algum milagre. Ele vai esperar um mínimo de hombridade, vergonha na cara e dignidade. Ele quer apenas um pouco da velha raça (recuso-me a pedir “alma” desse bando de jogadores limitados no talento e coração). Ele vai lá no estádio que é sua casa porque quer apenas que esse bando resgate um pouquinho do significado da camisa brasileira que mais vezes conquistou o mais duro e sangrento campeonato do mundo, esse campeonato para valentes chamado Taça Libertadores da América.
Mas o torcedor é também um idiota passional quando sabe que seu treinador e time não merecem nada disso, e mesmo assim ele vai lá. Por isso a raiva é tão grande, durante e ao final do jogo. Poucas coisas doem mais que dar seu coração a algum clube e ver tanto descaso, tanta falta de compromisso, tanta falta de respeito e tanta grossura dentro de campo e no banco de reservas.
Nunca antes me senti tão traído como com o time do Muricy de 2009. Porque já tivemos times horríveis como nos 12 anos de fracassos continentais entre a orquestra de Telê e Raí e a esquadra guerreira de Rogério, Lugano, Luisão, Amoroso e Cia. Mas nunca tivemos um time tão sem alma como este bando que foi dominado totalmente pelo Cruzeiro nesta Libertadores. Poupemos de ontem apenas os zagueiros (André Dias, Renato Silva e incrível, até nosso odiado Richarlyson, que é fraco demais tecnicamente mas que pelo menos deu o sangue), o esforçado e limitado Zé Luís, o goleiro Denis, o incansável Jean e o menino Marlos, que tentou lançar o time ao ataque, mas ia jogar com quem, Muricy??????
Os desgraçados maiores são 5. Júnior César é um lateral que não marca ninguém e quando ataca, tem a “inteligência” de tentar cruzar com o rival a centímetros dele: bola na perna do rival, óbvio! Washington é um poste inútil, apanha da bola o jogo todo e ainda tem a postura insuportável de reclamar do juiz em todas as jogadas em que ele é dominado. Borges? Ah, o cara brilhou no Brasileirão do ano passado, é artilheiro e coisa e tal. Porra, ser artilheiro do time naquele Brasileiro sem ninguém é tão fácil que o Borges foi artilheiro do time, com um golzinho a mais que o... Hugo!!! Sempre disse: não confio em zagueiro ou atacante com cara de paisagem, cara de bunda. Sempre disse que quando a coisa aperta, o Borges - parodiando o provérbio infeliz do mito Rogério – “não perdoa: ele some”. Como é possível gostar de um cara que só tem uma jogada: receber de costas e tentar girar procurando o gol? Como gostar de um atacante que é incapaz de fazer uma tabela????? E o Hernanes, que disse na véspera do jogo de ontem que não encarava a noite de ontem como vital mas apenas mais uma, em sua “filosofia” ridícula e vazia que a mídia adora??? O máscara entrou (máscara que surgiu depois do Muricy lhe dar a 10) e foi o mesmo inútil covarde em câmera lenta de todo esse ano. Em 45 minutos não fez uma jogada decente sequer. E, o mais revoltante de sua atuação: revendo o primeiro gol do Cruzeiro pela TV, percebi o que não percebera no estádio. Lá gritei, "o cara vai chutar!" e ninguém marcou. E o homem que estava na frente do cruzeirense era Hernanes. O que ele fez? Em vez de se matar, se jogar, lutar, ele virou de costas e levantou o calcanhar. Um deboche e ausência de garra total, que é a marca de sua falta de futebol e vontade este ano. Esse tem que ir embora agora.
Pra encerrar, o que esperar de um treinador que baseia o esquema de jogo do seu time em bola na área??? O que esperar de um cara que enfrenta um jogo decisivo precisando vencer e coloca três zagueiros e dois volantes defensivos??? O que esperar de um tetraperdedor que foi batido nas últimas quatro Libertadores por clubes brasileiros??? E o que esperar de um cara que, cada vez mais “refinado”, agora não perde um jogo dos mata-matas, mas os 2, como fez com o Cruzeiro e com o Corinthians no Paulista?
Eduardo Costa? Ele e Jean ficaram sobrecarregados na marcação porque Muricy ainda não entendeu que as partidas são vencidas com o meio-campo que mais detém a bola e sabe jogar com ela. Tomou dois amarelos porque cobria o inútil Júnior César. Culpá-lo pela derrota é atenuar a covardia e burrice de Muricy.
Dagoberto? Correu muito mais que Washington e Borges juntos, têm muito mais vontade que eles, mas não é o grande jogador que acha que é. E ser parceiro de um cara incapaz de fazer um mero 1-2 como Borges ninguém merece.
Pra encerrar, nosso presidente que quer ser campeão não comprando ninguém e querendo todos os jogadores de graça. O que esperar de um presidente que não investe, que não gasta um tostão com contratações???
Parabéns, Cruzeiro, vocês pelo menos sabem fazer algo que o bando do Muricy é incapaz de fazer: tocar a bola.
Parabéns, Muricy, você e seus três brasileiros ganhos jogando feio contra ninguém acabaram de enterrar tudo o que mestre Telê criou. Toda a arte e belo jogo de Telê você acabou de enterrar ontem.
Desculpem se ofendi os idiotas, como eu, que presenciaram no Morumbi gelado ontem o funeral dessa camisa que é muito mais que nossa própria pele. Uma camisa que o Borges Samambaia vive pedindo pra deixar e o Washington Coração Insolente jamais vão entender o que significa. Uma camisa que é um dos poucos elos hoje de um pai já velhinho, boina na cabeça pra proteger do frio, andar vagaroso e seu filho que tenta vencer na vida. Um elo que estes desalmados jogadores do São Paulo 2009 não respeitam. Porque Washington, Hernanes, Borges e cia. não estão nem aí se propiciam ou não o sorriso cúmplice do pai e do filho. O sorriso do único passeio que ainda faço junto de meu pai: a ida ao Morumbi.

Um comentário:

  1. Sabe Zé... tenho alguns amigos torcedores fanáticos por seus times, que quando me ouvem reclando do futebol do são paulo, falam que nos estamos mal acostumados por que ganhamos tudo nos ultimos anos, realmente, o são paulo colecionou titulos, mas sempre nesse esqueminha que vc sempre escreve, jogando feio, mas além disso, nos ultimos tempos o são paulo não vem apenas jogando feio, o são paulo vem jogando com os titulos que ganhou no passado, achando que ainda esta forte e com o mesmo futebol... ninguem tinha duvidas que com esse time o são paulo não ia tão longe na libertadores... agora, o que é f... é ver um time apatico dentro de campo, um time que precisa de um resultado tocando a bola com os zagueiros... um time que não luta, um time que não fecha os espaços... um time sem espirito nenhum... sinceramente não sei de quem é a culpa, se é de um jogador em particular, ou do muricy, sei lá cara, acho que a questão mesmo não é essa... acho que a questão é que todos os titulos vencidos nos ultimos tempos subiram demais na cabeça de todos do são paulo, principalmente da diretoria e dos jogadores... acho que mesmo que o muricy tente, o time não consegue nada, por que perderam o espirito de vencer, perderam a ligação que sempre existiu entre os jogadores, a camisa e a torcida... é uma pena ver o morumbi lotado assistindo um time que não esta nem ai para o jogo, nem ai para a libertadores, nem ai com ninguem... a unica coisa que acredito, é que alguma coisa tem que mudar, por que o são paulo é grande, o são paulo é tradição, não é esse time sem tesão de jogar.... algo tem que mudar..... ABRAÇÃO CARA...

    ResponderExcluir