terça-feira, abril 14, 2009

Só um milagre agora


Só um milagre fará o São Paulo vencer - sem seu grande goleiro, líder, capitão, campeão e símbolo - o único campeonato que realmente interessa: a Libertadores. Tudo fruto da incompetência das últimas 48 horas de decisões absurdas de seu treinador e diretoria; e um pouco por culpa do próprio Rogério, que preferiu treinar em dia de folga (mas como culpá-lo, se há anos faz isso?).
O São Paulo sempre se vangloria de seu profissionalismo e planejamento diferenciados, que seriam causas importantes de muitas conquistas. Pois Muricy e cia. pisaram feio na bola duas vezes seguidas em um dia só. Primeiro no estúpido rachão que quebrou o tornozelo de Rogério. Por que o Rogério treinou em dia de folga??? “Ah, porque ele quis, é perfeccionista”, poderão dizer. Mas e o treinador? Não tem culhão pra mandar o Rogério aproveitar o dia de folga, descansar e se poupar?
Pouco depois, o planejamento e bom-senso foi pro saco de novo, com a decisão de levar um time reserva para o jogo da Libertadores na Colômbia. Péssima decisão, pois quanto menos pontos um time acumula nessa competição, mais duro será o adversário na 2ª fase e fases seguintes. A desculpa de Muricy e da diretoria é que o Paulistão agora é prioridade. Tudo culpa de outro erro, este recorrente na carreira do treinador no São Paulo: Ele é simplesmente incapaz de vencer mata-matas decisivos. Foi assim nas três últimas Libertadores. Foi assim em mais uma covarde atuação do São Paulo, ao jogar atrás quase o jogo todo contra o Corinthians, o que acabou com a justa vitória alvinegra nos descontos. Por causa do papelão domingo passado, agora se joga a campanha da Libertadores, que vinha sendo muito boa, pela janela???

Voltando a Rogério, reproduzo abaixo as palavras do colunista da ESPN Brasil, Marcelo Di Lallo, que mostra com detalhes o absurdo dos rachões:“Rogério Ceni não é a primeira vítima de um rachão, ou recreação, ou treino de reservas. Marcos já sofreu duas contusões em rachões no Palmeiras. Mas aí é que está a questão. Outros clubes, técnicos e jogadores já sofreram o mesmo problema.
Então pergunto:
- O que acrescenta o rachão?
- Por que expor Rogério Ceni, um titular, a um treino no dia seguinte de um clássico, onde falhou e com duas decisões na mesma semana?
- Por que ele não descansa? Mania de querer fazer tudo?
A verdade é que houve erro grave da comissão técnica em não poupar o jogador. Muricy Ramalho assina pela liderança do time. Errou feio! E o atleta também deveria ter a consciência de que o descanso, muitas vezes é um grande negócio, e não a constante exposição.
Os técnicos sempre reclamam do calendário e ao invés de realizaram treinos táticos para aprimorar conclusões e jogadas ensaiadas, preferem deixar o rachão rolar à vontade.
Rachão que racha! E que poderá ser fatal para o São Paulo neste primeiro semestre.
Uma dura lição!


Outro detalhe importante foi notado pelo editor do Lance, Marcelo Damato: o campo em que se joga o rachão está cheio de buracos. Portanto, mais dia menos dia, algo grave poderia acontecer ali. Marcelo lembra bem que isso jamais ocorreu nos anos Telê Santana, que fiscalizava cada campo e até tapava buracos quando os encontrava. Por que Muricy, que tanto afirma que seu nome é "trabalho, trabalho e trabalho" não se preocupa mais com os gramados do CT do São Paulo?

Só muita superação fará o São Paulo superar a perda de sua grande referência, Rogério. O problema é que, mesmo isso acontecendo, Muricy seguirá retrancando a equipe em todo jogo decisivo disputado fora de casa. E aí, meus amigos, tomaremos gols mortais no finzinho do Boca e outras fortes equipes. Os mesmos gols que já nos fizeram Grêmio e Fluminense nas últimas duas Libertadores. Caímos fora porque Muricy recuou demais o time e permitiu a pressão e classificação dos adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário