segunda-feira, abril 20, 2009

O rei do perde-perde


Primeiro a "análise twitter", curta e grossa:
Muricy é incapaz de ganhar um mata-mata.
Muricy não sabe fazer seu time pressionar o adversário, muito menos armar jogadas ofensivas que não sejam o balão na área.
Muricy foi infantil ao apontar o São Paulo na final antes de passar pelo Corinthians. Qualquer imbecil sabe que isso motiva o adversário, demais.
O diretor Leco foi um imbecil, pra variar, ao dizer que Ronaldo era um ex-jogador. Deu no que deu. O gordinho virou até velocista e acabou com a gente.
Muricy acabou com Hernanes ao dar-lhe a 10 e avançá-lo de posição.
Hernanes, com a 10, pensa que é Zidane. Nessa posição, não engraxa nem a chuteira do grande Danilo, aquele monstro, fera do tri da Libertadores, que a "sábia" Torcida Independente expulsou do Morumbi.
Miranda é uma grande farsa. Toda decisão ele falha feio. Assim foi nas duas últimas Libertadores. Assim foi ontem, quando em cima dele os alvinegros brincaram de linha de passe no primeiro gol. Zagueiro que se acha craque nunca deu certo em decisão.
Mata-mata pede alma, o que os pontos corridos não exigem tanto.
Dos 3 atacantes ontem, só Washington lutou muito. Borges ficou naquela cabeçada na trave e Dagoberto... bom, Dagoberto voltou a ser Dagoberto...
Ainda nos atacantes, ridículo e com preço alto demais o ciuminho de Washington com Borges e vice-versa. Um simplesmente não passa para o outro quando o outro está livre e em melhores condições.
Ronaldo é Ronaldo. Decidiu.
O Corinthians foi Corinthians, contra um São Paulo que não é São Paulo faz tempo.
A Independente erra até quando acerta. Bonito cantar o nome do time ao final do jogo. Bonito e estúpido, porque torcida que se preza não bate palmas pra time que faz papelão. Torcida que se preza cobra!!! Pede um camisa 10 de verdade! Pede mais raça! Pede mais inteligência!
Não dá para perder na corrida do Ronaldo, né, Rodrigo?!
Pobre mestre Telê, o qu fizeram do futebol de arte e amor que você semeou...

Tá certo que somos agradecidos pelo tri-brasileiro, mas falemos a verdade. Não adianta. Sãopaulino que se preze (e que preze o futebol bem jogado) é viúvo. Não tem títulos brasileiros seguidos que apaguem a última vez em que jogamos bola de verdade, para a frente e com arte. Somos viúvos da última equipe que honrou mesmo as nossas tradições de belo futebol temperado com garra: o São Paulo de Paulo Autuori campeão da Libertadores e do Mundo em 2005.
Os anos Muricy são do tri brasileiro conquistado de forma pragmática, fria e calculista; ou alguém aqui consegue lembrar de um show tricolor nos últimos três anos??? Ontem nosso treinador - o rei do perde-perde nos mata-matas - mostrou de novo como é incapaz de planejar uma estratégia para apenas 2 jogos. Justo ele que disse que "time com 3 atacantes é bom só pra adversário", apostou em 3 atacantes contra o Corinthians e se deu mal. Tá, poderia ser uma boa, mas Muricy já devia saber que Dagoberto simplesmente é incapaz de jogar bem quando entra de titular. O cara só resolve - e de vez em quando... - quando entra no segundo tempo e apronta sua correria habitual. Ontem foi o velho Dagoberto de sempre, uma inutilidade. Como inútil foi Borges, outro incapaz em decisões. Tão incapaz que impediu um gol de Washington ao tentar chutar a bola que estava nos pés do artilheiro mais eficiente que ele. Bom, mais eficiente em outros jogos, não ontem, quando Washington fez o tricolor ter saudades de novo do cara que realmente se matava pelo São Paulo, Aloísio.
Voltando a Muricy, qual é a desculpa agora? O cara montou o time que ele quis esse ano e me apanha duas vezes seguidas do Corinthians? E ainda descansou os titulares (poupando-os da Libertadores) pro papelão de ontem! "Ah, ele não ganhou o camisa 10, o meia que arma a equipe"... Só que tinha um tal de Junior no elenco, e simplesment foi incapaz de perceber que Junior e seus passes maravilhosos poderia ser um belo camisa 10, como está sendo no Atlético Mineiro.
Falando em Atlético, está lá outro renegado por Muricy e pela diretoria, Diego Tardelli, um grandíssimo talento que o São Paulo não teve paciência de esperar explodir de vez. E ainda no Galo está um leão do meio-campo, um cara que se mata em campo e amava o São Paulo, Renan. Vendo o futebolzinho de passarela e salto alto de Hernanes, dá raiva não termos um guerreiro como Renan. Um guerreiro que o ótimo Jean não sabe ser, incapaz que é de jogar duro (na bola) quando necessário,uma necessidade para um volante. Aliás, voltando a Hernanes, incrível como virou vedete inútil em tão pouco tempo e como é irritante a única e mesma jogada que tenta o tempo todo: um passe enjoado em que leva o pé um pouco atrás e tenta botar um efeito na bola.
Outro defeito de Muricy é o seu medo de apostar mais nos garotos da base. Ah, mas ele lançou Hernanes e Jean... Mas temos mais talentos esperando uma oportunidade e confiança. E não falo do meia Oscar, mas sim do atacante Henrique, que é muito mais hábil e guerreiro que Borges e Dagoberto juntos. E falo do lateral esquerdo Diogo, insinuante, forte, sem medo de partir para cima, bem diferente do futebolzinho inútil que o Junior Cesar vem jogando.
Chega de covardia, chega de desvirtuar a tradição ofensiva do São Paulo tão bem moldada nos anos Cilinho e Telê Santana. Chega de ficar jogando no erro do adversário ou levantando bola na área. Chega de falsos bons jogadores. Chega de erros estúpidos como avançar um Hernanes e perder o que ele tinha de melhor, a roubada de bola em que partia de trás, de surpresa. Chega de não ousar. Chega de basear quase todas as ações em um só jogador e uma só função: Jorge Wagner e seus cruzamentos. Chega desse futebolzinho tão feio e insosso.
Libertadores? Com esse time não passamos das quartas-de-final. Talvez nem das oitavas.

Um comentário:

  1. Isso que o teu time ganhou tudo e mais um pouco nesses últimos anos. O que falar então do meu Figueira? Cruzes. Meu time(?)tá danado de ver jogar. Que tristeza. Nós aqui jogamos merda na cruz. Só pode ser. Não é possível. Que time medonho!

    Zé, não chora de barriga cheia. Ihhh eu falei barriga, gordinho... olha o Ronalducho ganhando na corrida do zagueirão e metendo 2x0 em pleno Morumbi, gente.

    Abração alvinegro
    MB

    ResponderExcluir