sexta-feira, janeiro 16, 2009

Mar, o amigo que não falha


Diferente dos amigos, o mar está sempre lá, braços e ondas abertas nos esperando. Diferente dos amigos, de quem às vezes esperamos um simples convite, “passa aqui”, o mar sempre nos convida.
Diferente dos amigos, o mar, especialmente em picos tão constantes como o Guarujá, sempre está pronto para nos divertir, vibrar, viver.
Na última segunda-feira, se a maioria dos picos do litoral paulista estavam flat como os amigos que nos esquecem, as Pitangueiras ofereciam um surfe de qualidade. Ondas pequenas mas lisas e fortes. Ondas mágicas. Ondas sem crowd. No Guarujá, em pleno Maluf? Sim, pois crowd só existe pra surfista baladeiro ou preguiçoso que não acorda cedo.
Cedo, nas madrugadas insuperáveis da vida; nos cafés da manhã com sol nascendo nos alimentando das ondas.
Cedo, aproveitando a mágica das ondas solitárias ou com alguns gatos pingados que entendem o valor de madrugar.
Sim, depois o Maluf cedeu, o tamanho caiu ainda mais, mas numa surf city única, sempre há uma opção. Bora então pra Pernambuco, que permitia gostosas valas para o longboard ou fun.
No último dia, na última manhã, antes de ir embora, cedinho (claro), olho com fé para o Maluf. Pequenas demais. No entanto, belas demais, como uma Malibu pequena perfeita. Por isso um artista, surfista franzino elegante, não parava de flutuar cheio de estilo, fazendo bicos mágicos.
O cara me fez abortar a absurda idéia de ir embora sem ao menos dar uma queda de despedida das férias.
Logo estava ali, com apenas mais três longboarders. O artista, um local jovem mal encarado e um cara de sorriso fácil que entende o que é compartilhar. O cara que descobri ser o Eduardo, surfista de Sampa que vive em Curitiba e, de férias no Guaru, veio caminhando da Enseada até as Pitangueiras com seu pranchão enorme debaixo do braço.
Nas costas do Eduardo, a lycra http://www.penobico.com.br. No surf dele, longos passeios e na volta pro pico a camaradagem de quem sabe que o surfe é muito melhor com o alto astral e respeito no pico.
Logo ficamos só nos dois no pico enquanto o artista e o enfezado saíram. Parecíamos na mesa do boteco tomando umas salgadas esverdeadas e trocando idéias sobre belas musas do sul como Ilha do Mel, São Chico e outras. E o Eduardo ainda mandou uma de brother do peito ao revelar um secret especial. Coisas de quem entende o que é surfar. E o que é uma amizade salgada, mesmo de uma session só.
Fui embora dessa Pitangueiras mágica já querendo voltar e agradeço a outro amigo, que me descolou seu apê para eu redescobrir as ondas que, 20 anos atrás, foram as minhas primeiras.
O mar, os surfistas amigos e os amigos que nos convidam, que nos dão um teto para podermos acordar já dentro d´água, são algo valioso demais.
Obrigado aos que sabem convidar e compartilhar.
Que 2009 traga ondas e experiências de amizade verdadeiras como esse janeiro especial no Guarujá.

2 comentários:

  1. soooor... também estive no guarujá esses ultimos dias, e realmente o mar estava encantador!
    que 2009 seja muito bom para todos nós.. beijão

    ResponderExcluir
  2. O Surf no Guarú tava gostoso, se precisar é só pedir

    ResponderExcluir