sexta-feira, abril 02, 2010

Flashback


A música pode nos levar a qualquer lugar, qualquer tempo e personagens de nossas vidas. Começa a tocar My Hero e não penso nos heróis que tinha quando garoto (e que ainda tenho hoje, são os mesmos, por que será?). Não penso nos meus heróis do esporte, do rock, do cinema, da televisão (sim, é um ato heroico pra mim esses atores e atrizes que conseguem nos emocionar com simples gestos, expressões faciais e tons de voz). Não penso em grandes líderes que lutaram contra as injustiças e pelos direitos humanos. Não penso nos meus pais, que me deram de presente algumas das mais belas paixões de minha vida – os livros, os esportes, as viagens, os cachorros, a alegria de ensinar e aprender etc. Penso nelas. Nas minhas meninas de Santos. Penso naqueles meses tão intensos de aulas, despedida e reencontro de uma 9ª série mágica de 2008. Penso nas palavras delas – em redações, cartas escritas a mão (guardadas com carinho), scraps e depoimentos. Penso nos braços abertos delas. Penso nos cumprimentos intensos de cada reencontro das 2as feiras. Penso nos abraços e nos olhos atentos. Penso no surfe que eu fazia com uma alegria incomparável porque acabara de dar aula para elas, de estar com elas. Penso em como o “boas ondas, prô” delas se transformava em ótimas ondas quando chegava na praia logo depois de minha última aula.
Onde estarão minhas heroínas do afeto fácil e tão intensamente mostrado? Com que estarão sonhando agora? Será que ainda carregam aquele coração puro e tão cheio de esperanças daquele último ano naquela escola que parecia um parque?
There goes my hero, lá vai meu herói, canta Dave Grohl, e dói um pouco saber que não sei por onde vão e para onde vão minhas heroínas de Santos e também as tantas queridas que passaram por mim em Sampa.
Como eu queria vê-las crescer. Mas não posso, não sou pai.
Sou apenas um professor que não esquece.
Boas ondas da vida, minhas queridas.
E quem puder, quiser contar algo ou lembrar, um dia escreve.
Com caneta, papel e coração e aquele envelope caseiro, único, especial.
Rua Massacá 288.
Alto de Pinheiros
05465-050
São Paulo.

2 comentários:

  1. zée, sou uma das suas alunas da eas!! lindo seu texto.. pelo que eu vi voce continua sendo muito atencioso, continue sempre assim!
    saudades.. bjs gii

    ResponderExcluir
  2. nossa sor,
    que saudade dos seus textos!!!!!!!!!!
    que lindo, adorei... da mesma forma que você busca saber por onde a gente anda, a gente quer muito saber como voce ta, como ta tudo por ai, a revista a escola, os trabalhos, e a vida! mande noticias

    saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!
    beijao, se cuida!!!!

    ResponderExcluir